Cansado!? 14 dicas fáceis para criar o seu Infoproduto

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Infoproduto

É um produto que distribui conhecimento, gera aprendizado e envolvimento. É um conteúdo digital, criado para compartilhar uma informação com outra pessoa. Existem muitas maneiras de criar esse conteúdo. Neste novo período em que vivemos, muitos profissionais tiveram que se reinventar e levar seus negócios físicos para a internet. Entre outras opções, os infoprodutos são o que se destacam mais no mercado digital.

Eles são distribuídos através da internet, oferecendo conforto para o público, pois o processo de aquisição é totalmente virtual, e podem geralmente ser acessados ​​de qualquer lugar.

 

E quem está apto a criar um infoproduto?

Qualquer pessoa que tenha algum conhecimento ou conteúdo que seja relevante para outras pessoas. Algo que pode ser ensinado, facilitando a vida de quem se dispõe a aprender.

Se você tem algum conhecimento que poderia ser interessante para divulgação, não perca mais tempo e direito agora a criar seu infoproduto!

Mas nesse momento, você pode estar se perguntando: Mas será que meu conteúdo é realmente interessante para outras pessoas?

 

certificado-digital

Bom, provavelmente, sim. Afinal, o Planeta Terra é imenso. Contudo, para ter mais segurança e eficácia é essencial definir um público-alvo ideal e criar sua personalidade.

Uma outra dúvida, ou melhor, medo de algumas pessoas que vendem um produto específico: Se eu transformar em um infoproduto, vou ensinar alguém a fazer isso? Não vou perder minha venda?

 

Não! Mesmo que você continue oferecendo o seu serviço / produto, uma das grandes vantagens desse formato é: Você se torna uma autoridade do assunto, aumenta sua credibilidade e também escala suas vendas.

 

Um bom exemplo de Infoproduto:

Imagine que você trabalha em um banco no setor de empréstimo, especificamente para correntista pessoa física. Portanto, seu perfil de cliente é autônomo que buscam alavancar seus negócios.

 

Você entende muito disso, sabe exatamente por que a maioria dos empréstimos são negados, pois trabalha há um bom tempo neste ramo e estuda constantemente sobre o assunto.

Caso queira começar, pode ser aos poucos. Neste caso, poderia estar lançando um e-book. O conteúdo dele poderia ser “Passo a passo para conseguir um empréstimo sem muita burocracia”.

 

Simples assim! Como você já identificou que aquele conteúdo é útil para uma parcela diminuída da população, pois já trabalha com isso no “mundo físico” e tem grande experiência. Suas dicas neste e-book podem ajudar muitas pessoas.

 

O público da internet é o mesmo que você encontra no mercado, no banco, no shopping. Se tem público para o físico também tem para o digital. Por isso, sempre o conselho é que as pessoas foquem em um nicho que elas já conhecem e, se possível, experiência.

Ebooks

Este é o mais conhecido. Ele é um livro digital que geralmente traz conteúdo mais aprofundado e linguagem simples e fácil de entender. Uma das grandes vantagens dele é uma comodidade sem acesso, pois, uma vez que o usuário salva o e-book em seus dispositivos, ele não depende mais da internet para obter o conteúdo.

 

Cursos online

Os cursos online comumente são compostos por videoaulas, mas também podem agregar outros tipos de infoprodutos como material de suporte. Eles são uma forma leve e dinâmica de usar como pessoas, e que atrai muita gente. Primeiro, porque hoje em dia quase ninguém tem tempo e disponibilidade para participar de aulas presenciais.

 

Hoje, muitas faculdades já migraram para este formato, o que além do comodismo, tem grande redução no custo tanto para a Instituição de Ensino quanto para o aluno.

 

Screencasts

Os screencasts são vídeos gravados a partir da tela do computador. Algumas pessoas chamam esse tipo de conteúdo de vídeo na tela ou vídeos capturados da tela. No entanto, o nome mais utilizado atualmente é o screencast. O grande benefício dos screencasts é que eles permitem que você crie vídeos com custo baixíssimo, sem precisar de nenhum tipo de estúdio ou equipamentos especiais.

 

Afinal, tudo o que você precisa é saber como gravar a tela do PC, um microfone e, principalmente, seu computador (de preferência, um caderno, para ficar ainda mais fácil). Com os screencasts, você pode gravar tudo que está acontecendo em sua tela e, depois, expor isto para qualquer pessoa que está assistindo os vídeos. Consequentemente, é possível gerar muito conteúdo didático utilizando essa técnica.

 

Podcasts

É tipo um programa de rádio sobre um assunto específico. A diferença é que o conteúdo do podcast fica gravado, ou seja, você pode escutar quando quiser.

 

Videocasts

Os videocasts é uma versão em vídeo de podcasts. Muitas empresas e canais optam por não só gravar o áudio como também filmar o podcast. Isso possibilita que ele seja distribuído também em plataformas de vídeo, como o YouTube, deixando o conteúdo disponível para pessoas que não têm o hábito de podcasts de acesso.

 

Audiolivros

Estes são livros narradas e disponibilizados em áudio. Hoje em dia, inclusive, é bem comum que o próprio autor faça a narração do livro.

 

Área de membros

É um programa de assinatura, sites de membros ou filiação, é uma plataforma que oferece conteúdo exclusivo para um restrito público. Como as pessoas geralmente têm acesso à área de membros mediante uma assinatura recorrente ou taxa de adesão única e, a partir de então, elas podem usar todos os recursos disponíveis.

 

Revistas eletrônicas

Ou e-magazines são publicações periódicas, tipo uma versão digital das revistas científicas. Neste modelo, a possibilidade de ter um faturamento recorrente, pois normalmente é vendido através de um sistema de assinaturas.

 

Whitepaper

São escritos mais densos, focados e específicos do que os e-books. Eles apresentam dados de pesquisa e relatórios e exploram mais a fundo um determinado assunto. Local de forma mais técnica e distribuída.

 

Webinar

O webinar é um encontro digital que geralmente ocorre por meio de transmissões ao vivo. Podendo ser em formato de palestra, um workshop, uma demonstração de um produto ou um bate papo com especialistas.

 

Infográficos

Os infográficos é uma forma de transformar uma informação complexa (e na maioria das vezes complicada de sentido) em algo simples e compreensível por meio de gráficos e imagens. Em grande parte, eles são utilizados para apresentar dados estatísticos de forma visual.

 

Templates

São modelos ou estruturas pré-definidas que facilitam a criação de um conteúdo. Os usuários só precisam alterar algumas informações ou configurações para produzir o conteúdo que deseja. Podendo ser templates para emails, página de blogs, call to action, infográficos, posts para redes sociais…

 

Ferramentas

Nesse caso, podem ser plug-ins, produtos, aplicativos ou programas de computador. São elevados no intuito de resolver um problema ou facilitar uma tarefa.

 

Kits

E por último, temos os kits que são compostos por diversos infoprodutos sobre um mesmo assunto. Você pode combinar ebooks com videoaulas, podcasts, infográficos, área de membros e templates, por exemplo.

 

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